quinta-feira, março 12, 2009

Conflitos conceituais e feudos cognitivos

Tudo começou porque resolvi colocar o pé na área de Humanas, após sair das Ciências Exatas e da Terra (com um pé nas Biológicas?)....


Pois é, estou fazendo especialização em Educação... a Kel já fez, mas voltada à Matemática... A minha, é pro Ensino Superior em geral. Eu sabia que enfiaria o pé na jaca...oops... Na Pedagogia que até acho fácil de assimilar, afinal, fui "educada" nos modos formais de ensino, de acerto modo, já experienciei a coisa e o momento de transição das metodologias.
E ontem começa o conflito, textos de humanas usando animais para comparar "atitudes somente humanas" com "pseudo-comportamento animal". Logo na primeira aula, a professora resolve apresentar textos que usam animais e seus comportamentos para comparar com atitudes humanas, tudo bem que fábulas existe m desde que se contam histórias, mas acho que hoje temos à disposição conhecimento suficiente para verificar se o que é dito está realmente certo.
Tudo isso porque fiquei indignada pelo texto dar uma ideia de que tartarugas são animais covardes (isso acho que não existe entre os animais.. é uma "sensação humana") e que águias são praticamente indestrutíveis e muito corajosas (algo fácil quando se é uma ave de rapina e que voar e ficar bem longe do alcance dos outros animais é algo comum).
Depois, um outro texto que aplicava visão humana e dava características humanas aos animais...
Os seres humanos têm visão ampliada e têm personalidade, podem escolher como agir (ou são coagidos...isso já é um problema social)... Não acho certo "denegrir" a imagem dos animais por conta do tanto que o ser humano "se rebaixa".
Eu confesso que estou cutucando a onça com vara curta desde o ano pássado que me envolvi com um grupo de Psicologia Social, mas agora a coisa foi forte.
Por conta desse meu conflito etológico ou psicológico, sei lá eu, porque até eu fiquei confusa com isso... resolvi buscar algumas coisas sobre etologia dos animais envolvidos na visão humana e descobri um post interessante:
O editorial da Nature destaca a importância dos cientistas blogarem
http://etologiabrasil.blogspot.com/2009/02/o-editorial-da-nature-destaca.html
E viva a EDUCOMUNICAÇÃO!!!!
(Quando eu aprofundar meus estudos nessa "nova onda", coloco algo por aqui)
PS: Parte interessante, Jean Piaget (um dOs Caras da Pedagogia foi biólogo...huahuahuahau)

2 comentários:

.Kel. disse...

Sinceramente Má, acho uqe os pedagogos de universidade são criaturas sem noção de mundo. Estão há tanto tempo enfiados no mundinho de faz de conta que os livros acabam criando. Infelizmente tive grandes exemplos de professores que desenhavam uma realidade sendo que há anos nao viviam de fato nas escolas em situações reais.

Espero que tu não te perca nas pedagogias (muitas fajutas) e consigas sempre usar teu lado pensante e dentro da realidade :)

.Má. disse...

É mais provável que eu "me perca" em outros lugares que na Pedagogia... hahahahaha... Até a Ângela disse que não preciso de psicotrópicos para inventar coisas que podem tornar-se "teses"....Isso, poruqe eu falei que todo cientista em algum momento da vida deve ter usado tais substâncias... Afinal, tem que se ver o mundo diferente dos outros pra se ter uma hipótese que seja comprovada em tese e pra virar teoria, então... lá vai mais um imenso esforço... hehehehhe

Mas com certeza será uma experiência interessante essa do "pé na Educação" =)