sexta-feira, janeiro 09, 2009

Mais um grande desafio para Oceanólogas(os)



A vida sempre traz desafios, é fato!

Para as oceanólogas, mais um: mostrar ao mundo do que são capazes os colegas de profissão e elas mesmas...



Para quem saiu da vida acadêmica querendo "desafiar o mundo" e mostrar o que sabe... parece que tenho muito trabalho pela frente.

É absurdamente chato o tanto que as pessoas estão presas em paradigmas que nem elas sabem de onde vieram. Afinal, quem foi que disse que oceanólogo só pode trabalhar na praia e saber sobre "bichinhos marinhos"??????????????????????????????

Para começar, todo mundo "sabe" ou deveria saber que são pouquíssimas as profissões que trabalham "com a mão na massa"....

Hoje em dia, até padeiro anda difícil de colocar a mão na massa de tanta máquina que existe, não é mesmo?

E por que oceanólogos têm que se limitar a isso? Todo mundo que vai pra praia fica vendo todos os oceanólogos formados trabalhando em campo, não é verdade???

Claro que nãaaaaaaaaaaaaaaaao!!!

Então, porque as pessoas criaram essa idéia na cabeça delas???????????????

Não faço idéia...

Mas mostrar pras pessoas que somos muito capazes e que temos uma visão ecossistêmica e sistêmica que poucos têm, que para estudarmos aquilo que compõe 75% do planeta, acabamos estudando um pouquinho de tudo para entender o "funcionamento do caldeirão mágico dos oceanos"... Abrangendo as mais diversas disciplinas e vendo como tudo se relaciona... Tem sido meu maior trabalho não-remunerado....

Será que todo mundo que se forma em alguma graduação exerce realmente o trabalho que sua formação lhe deu? Será Será que as pessoas saberiam dizer quais os conhecimentos que têm? Será que as pessoas sabem o que estão fazendo na vida?

Todo matemático só faz conta? Assim como todo administrador só administra empresas (nossa... não sabia que existiam tantas empresas!!) Será que todo psicólogo clinica/atende? Geógrafos só podem dar aulas de Geografia, assim como químicos e físicos só dão aula??????????

Então, porque oceanólogos só podem trabalhar na praia???????????

Pois é...gostaria que as pessoas pensassem um pouco mais no que falam!

Um comentário:

.Kel. disse...

Acho que antigamente era mais fácil... ser pesquisador, cientista era ser um profissional completo.. hoje nos especializamos e reduzimos nosso UNIVERSO de atuação... Como quando sobe-se uma montanha: quanto mais se sobe, menos ar temos e com menos pessoas podemos conversar e pedir informação... A especificação na ciência acaba fazendo isso conosco... Se eu fosse formada em História Natural (como vários dos nosso professores eram) as pessoas nao questonariam.. minha formação é "ampla", mas somos oceanólogas e acabam achando que só entendemos de peixes, que diga-se de passagem desses eu nao sei nada!!