Além da exposição na quinta-feira (21/08/200/), no dia anterior ( quarta-feira 20/08/2008) fui visitar a cooperativa de catadores e célula de triagem da Móoca, junto aos alunos da EMEE Neusa Basseto. Fomos lá... O pessoal da cooperativa recebeu todo mundo super bem. Explicou como funciona muita coisa (e eu tendo várias idéias...). O espaço é fornecido pela prefeitura, mas as contas são de responsabilidade da cooperativa. Todo mundo trabalha, vende o material pras recicladoras, pagam as contas e o que resta é dividido por todos, achei legal que descontam até o INSS... São cooperados com consciência, inclusive!
Nem todo o material é selecionado porque a esteira fica rodando, muita coisa acaba passando e vai pros aterros do mesmo jeito. Outro problema é que por não lavarem os materiais o cheiro não é lá muito agradável, mas suportável... Aí vem algo que sempre lembro e relembro as pessoas: limpar e lavar o material reciclável. Mesmo com a separação, acaba passando material orgânico... outro problema na fonte geradora do lixo. Além disso, temos muitas embalagens que não podem ser recicladas... E nesse momento, eu falei da importância do consumidor de exigir dos fabricantes a utilização de materiais menos agressivos ao ambiente e que possam ser reutilizados ou recicláveis! Como fazer isso? O único meio que pensei foi o de contactar os "Serviços de Atendimento ao Consumidor" que sempre tem nas embalagens, e podem argumentar que toda empresa tem que ter responsabilidade socioambiental... Porque dentro em breve, estou vendo leis exigindo isso... no exterior existe e aqui se não fizerem por vontade, cedo ou tarde acaba virando lei também.
Nas curiosidades sobre lixo encontrado, relatos de celulares (que funcionavam...sim, provavelmente o dono trocou por um mais novo e fez a pior coisa do mundo: jogou no lixo em vez de levar a uma loja parecida ou a mesma que comprou onde as empresas se tornam responsáveis por todo o material do celular: metais pesados e tóxicos para o ambiente); correntes de ouro (isso foi descuido ou alguém ficou bravo com quem deu o presente); dinheiro (dinheiro não nasce em árvores, mas pode ser encontrado no lixo!) e assim vai....
No fim, a nossa guia (uma cooperada), falou sobre umas salinhas onde ocorriam oficinas de arte, papel reciclável, e demais atividades que podem ser trabalhadas para tomada de consciência de que quase nada é lixo, mas estão fechadas por falta de incentivo. E voltamos ao que deve ser corrigido no planeta: a cabecinha das pessoas... é necessário que as pessoas tomem consciêcia das coisas, de suas ações e as reações provocadas por elas. A pecinha que precisa ser consertada no planeta chama: humanidade... nada além!
Ninguém além dos humanos são responsáveis pelas transformações em suas vidas. Suas ações provocam reações no ambiente. No mais, os ciclos e mudanças naturais da Terra são amenos... os naturais, são naturais... de resto... é responsabilidade dos humanos.
A Exposição LixoÚtil é multimídia, mas em grande parte composta por painéis informativos, um quebra-cabeça de material reciclado (plástico) com informações também, e uma salinha de vídeo revestida de material plástico preto, acho que pra dar a sensação de estar dentro do lixo. Mas eu não entrei porque está um calor absurdo em São Paulo e colocaram a exposição bem na "clarabóia" do shopping... um janelão de vidro imenso que fica batendo o sol o dia todo (nada de conforto térmico... não sei onde o arquiteto que projetou estava com a cabeça... acho que no tempo dele não se pensava nessas coisas.... por isso que é sempre bom pensar bem nas consequências futuras dos nossos atos!)
Voltando à exposição, achei interessante porque tem muita informação que está disponível em todo canto, nada de muito supreendente, mas por estar em todo canto e ainda não ter um resultado muito efetivo....acho que todo canto a mais que as informações sobre resíduos sólidos são colocadas, são imensamente válidas.
Tem um painel com o esquema de um aterro e a explicação de seu funcionamento e importância.
Tem informação sobre o biogás gerado no lixo e que pode ser aproveitado como fonte de energia (sempre ressalto a importância do aproveitamento desses gases... praticamente o funcionamento do DeLorian filme "De volta para o futuro", se bem que no DeLorian, além do biogás, tem aproveitamento da biomassa também)
Informações sobre consumo, o que já sabemos: países com mais dinheiro geram mais lixo e em grande parte de embalagens, os menos abastados de dinheiro geram mais lixo de origem orgânica.
Importante que informam sobre a reciclagem ser uma alternativa, mas não a solução, o principal e a consciência na redução do consumo. Essas coisa gerais que todos deveriam saber e ainda não sabem.
Algo interessante que vi em um dos panfletos foi que eles orientam para que as pessoas cobrem das Associações de Moradores esse trabalho de conscientização e gestão de resíduos sólidos.... Coisa que eu falo pra todo mundo... (Aqui tenho que colocar o velho ditado: "Em casa de ferreiro, espeto é de pau".... Porque o presidente da associação não ouve)
No fim das contas, sempre o mesmo: a informação existe, é acessível.... as pessoas é que são difíceis!!!!
Ai ai, trabalho duro esse de conscientizar pessoas... Mas vamos seguindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário