Esse video recebi por e-mail faz uns meses, é do site: Omnilife, achei bastante interessante... Complicado que é em espanhol, mas é possível entender.
Gostei porque mostrou que a responsabilidade pela qualidade de vida está em nossas mãos e nossos hábitos.
Mas gostaria de fazer alguns acréscimos com meus conhecimentos oceanográficos que ficaram faltando no vídeo, não vou lembrar de tudo e por isso, gurias, se vocês lembrarem de mais algum acréscimo "gritante" que eu tenha esquecido, por favor, acrescentem!!!!
Seguem minhas observações e acréscimos às informações do filme:
A importância da vida marinha microscópica, neste caso, o fitoplâncton (microalgas) para a "limpeza do ar", sim, boa parte do oxigênio que respiramos é de responsabilidade de microalgas que fazem a fotossíntese e não transpiram como as árvores no período noturno liberando também CO2. Aqui é bom salientar que "não é legal fazer dos oceanos nem lata de lixo e nem esgoto", pois isso a longo prazo poderá provocar reais catástrofes biológicas, fora o que já vimos no câncer-plástico dos oceanos!!!!
A grande importância das árvores para manter a umidade relativa do ar (vapores de água, como diz no filme), e portanto a temperatura agradável e sem grandes gradientes/variações de temperatura... Digamos que as árvores matêm a temperatura mais estável por manterem "água no ar", é só lembrar que em locais com muitas árvores sentimos o ar mais úmido e mais friozinho. Outro "trabalho" das árvores é cnverter o CO2 em biomassa/matéria-prima para muitos produtos.... (Aqui temos o gancho do mercado de carbono que um dia pretendo tratar por aqui!).
Quando falam das variações do nível dos oceanos, e por consequência das regiões costeiras, esquecem-se de dizer que existem variações naturais de ordem geológica. Acrescento neste ponto, a especulação imobiliária e a expansão da construção civil em regiões costeiras como responsáveis pela interferência e consequente desequilíbrio no fluxo de sedimentos, a conhecida erosão costeira. Acrescento ainda a possibilidade de estarmos em período geológico de deglaciação, mas isso leva tempo e está sendo bem estudado.
Chegamos à perte do consumismo, onde sempre colocam a importância da reciclagem. Mas o mais importante é a redução do consumo, redução de embalagens, depois reutilização de todo material e por último a reciclagem, afinal os materiais têm período máximo de reciclagem... a reciclagem do material produzido/modificado/industrializado pelo ser humano não é sempre reciclável como o que é produzido pela Terra/Natureza/Gaia.... O que é natural acaba sendo sempre reassimilado pela prórpia Terra, temos cos ciclos biológicos, geológicos e químicos.... A Terra é auto-reciclável: ciclo da água que evapora (água em estado gasoso) que retorna a ser água líquida e "filtrada"... na verdade destilada e depois fica rica em sais minerais em contato com o ambiente, degradação de matéria orgânica que se transforma em nutrientes pra novos organismos, os mineriais que se transformam em solos e sedimentos.... é uma infinidade de ciclos que a Terra administra/gesta/gerencia.
http://www.omnilife.com/videos/calentamiento_global1.html
Vejam o vídeo no site, pois não consegui fazer o upload.
Um comentário:
Muito legal o video Má! è difícil ainda hoje plantarmos a consciencia ecológica na população... mas vamos continuar tentando
Postar um comentário