Desde sexta-feira, dia 9 de Maio de 2008, começou um Grupo de Estudos de Mudanças Ambientais Globais coordenado pelo Laboratório de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção (LAPSI) da USP e o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura de São Paulo.
(imagem: http://alvorecer-escriba.blogspot.com)Não só mudanças climáticas estão ocorrendo no planeta e o que mais precisa mudar são os humanos residentes...hehehe
A idéia desse grupo é estudar meios de conscientização e emancipação a partir da Educação Ambiental. Fazer as pessoas acordarem e verem suas realidades e mostrar os caminhos para algumas mudanças dentro de suas possiobilidades, mostrando a elas o poder que têm sobre a construção de seus futuros. Óbvio que toda ação tem limite, mas antes agir com os limites do que não agior de forma alguma.
Isso está sendo realizado num primeiro momento com orientação a professores da rede formal e pública de ensino, para que estes trabalhem com seus alunos as questões ambientais relacionadas com suas próprias vidas. Afinal, o ensino público abarca a maioria da população de baixa renda brasileira e portanto, a realidade deles é bem diferente do que se costuma ver por aí. Como costuma ser levantado: Como é que se vai dizer para alguém que nem tem água potável em casa que essa pessoa deve economizar água?
Pois é, as diferenças são imensas... as realidades são absurdamente diferentes e trabalhar com isso é muito complexo.
Além de tudo, outra questão crucial é que o sistema educacional está absurdamente desinteressante, pois existe muita informação e os diversos meios de se obter esta informaçãomuito mais interessantes que as aulas nas escolas... Então, deve ocorrer uma revolução modo de ensinar.
Mas como fazer isso? E com as pessoas tão acomodadas às situações.
É o que se pretende buscar e sugerir algumas ações com este grupo de estudos.
Afinal, está na hora de todo mundo tomar consciência de que a responsabilidade pela construção do futuro está nas mãos de cada um e não apenas de governos, polítios e grandes empresas. As pessoas precisam "aprender" e compreender que elas são as principais responsáveis pela contrução de seus futuros.
(Imagem: http://www.tribosdegaia.org) -----------------------------------------------------------------------
Por que uma oceanóloga resolveu "se enrascar" com esses assuntos?
Vou contar o que foi que falei durante minha apresentação ao grupo:
- Como oceanóloga estudei o sitema da Terra (Sistema Gaia) e sei que de uma forma ou de outra, a Terra acaba se resolvendo, nem que seja com um tsunami. O que precisa ser feito é transformar as pessoas e conscientizá-las de que a Terra se conserta, quem não fica bem nessa história são os humanos e sua qualidade de vida.
(Como vêem, continuo tri sublime e delicada para expor as coisas)
Um comentário:
Achei a tua cara esse grupo Má!! É tão bom te ver "encontrada".
Espero que continues escrevendo por aqui e no teu blog, sempre nos deixando a par dessas coisinhas da vida! bjus
Postar um comentário