sexta-feira, maio 23, 2008

Continuando a série de transformações....

Veículo roda movido a pó de café reciclado

Em tempos de crise do petróleo, todos estão procurando alternativas para que seus veículos rodem. Há várias alternativas como combustíveis de mamona, milho, hidrogênio e até energia solar e elétrica. Porém, um inventor foi mais criativo e apresentou um caminhão completamente movido à pó de café.

O funcionamento do "Cafe Racer" (que na verdade é uma picape GMC 1975) se dá através de um gerador de gás de madeira - também conhecido como gás de síntese ou gasógeno. Entretanto, ao invés de utilizar madeira ou carvão vegetal como combustível, o Cafe Racer utiliza pó de café já processado.

No gerador, o pó de café é queimado, produzindo gás combustível. Isso é possível porque o gerador de gás de madeira pode "gaseificar" quase qualquer tipo de coisa, noticiou o site Gas 2.0. O processo de gaseificação utiliza calor e uma quantidade controlada de oxigênio para converter biomassa em vapor inflamável. No caso do Cafe Racer, também pode ser utilizado serragem, pneus velhos e até mesmo lixo comum.

Essa tecnologia foi muito popular no Brasil nos anos 40 durante a Segunda Guerra Mundial. Com o racionamento de combustíveis derivados do petróleo, o uso dos geradores de gás de síntese - conhecidos popularmente por gasogênio - foi a saída criativa que os brasileiros encontraram para a crise. Na época, além de madeira e carvão, era comum o uso de dejetos de animais de fazenda, bastante comuns então, sendo o país majoritariamente rural.

Há diversos sites brasileiros que explicam a tecnologia usada e trazem histórias desse período, como o Carro Antigo, o 4x4 Brasil e a versão em português da Wikipedia.

Qualquer motor a explosão, seja a gasolina ou álcool, pode ser adaptado para rodar com gás de síntese. A adaptação é praticamente igual á dos atuais automóveis movidos a Gás Natural Veicular. De acordo com a versão inglesa da Wikipédia, esse processo é "uma importante e familiar tecnologia do século 19", mas que pode se tornar atual novamente com o preço dos combustíveis batendo recordes de aumento e com a crise dos alimentos criando barreiras para a expansão dos biocombustíveis.

Os geradores de gás de madeira podem ser utilizados também para aquecimento, cozinha e produção elétrica.

Fonte: Terra (http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2904279-EI300,00.html)

2 comentários:

.Má. disse...

heheheheh... Viu que o DeLorian já tinha base de funcionamento? heheheh... Pois é, isso só confirma o motivo econômico da exploração de petróleo...E o Brasil a cada minuto parece que descobre fonte nova para exploração... Mas o lixo continua por aí, como passivo ambiental... Até quando vão empurrar isso pro futuro???? Até ficarem enterrados em lixo?

.Kel. disse...

é difícil... tento vir do supermercado com um pimentão só com a etiqueta e o moço vai lá e colocar um misero pimentão em um saquinho... acho que devemos voltar as feiras hehehe

Adorei a angel postando!!!!