segunda-feira, novembro 26, 2007

Inovação

Depois da foto, literalmente, sem comentários da Kel, quase fiquei sem palavras pra escrever aqui. Mas vamos lá.




Hoje fui assistir à apresentação do trabalho de graduação do colega Heitor Perotto, sobre a influência do transporte sedimentar longitudinal nas variações de linha de costa do litoral sul do Rio Grande do Sul.




O que este trabalho teve de diferente?


Foi a primeira apresentação de trabalho de conclusão de curso em que um orientador, neste caso, uma orientadora: Luciana S. Esteves participou da banca por videoconferência. Sim, ela lá da Inglaterra esteve presente graças à tecnologia: internet + skype = presença de alguém distante. Muita gente sabe como isso funciona na vida pessoal, mas vejam a evolução, faz parte da vida acadêmica também!



A apresentação aconteceu lá no LOG da FURG (traduzindo: Laboratório de Oceanografia Geológica da Fundação Universidade Federal do Rio Grande). Houve até um certo comentário, do nosso professor Calliari sobre ser a primeira apresentação com videoconferência e que "óbvio só podia ser na Geologia". E eu comento: Ainda bem! Afinal, quem nasceu primeiro foi a Terra não o homem ou qualquer outra forma de vida ou ciência... (essa é bem mais fácil de responder do que a clássica: Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?). Portanto, no laboratório de Oceanografia que tem por "sobrenome" Geologia (estudo da Terra, tinha que ser o primeiro!).


Mas como sempre, este é o meu ponto de vista.



Terminada a apresentação vieram os agradecimentos, os formais e necessários não vou comentar, mas gostaria de comentar sobre o agradecimento final, que foi "à família Engenho" que pelo que entendi eram os amigos, o pessoal que compratilha a vida, que acaba virando família pra quem vem de longe. E achei isso muito legal!



Afinal, lembro bem dos agradecimentos às Lulus nas monografias das Lulus.

E das Lulus derivamos (Olha! Como em Cálculo!) temos aqui no blog as VIP! (E brincando com o Cálculo ainda, se integrarmos as VIP teremos Lulus!)


Por isso, eu não poderia deixar de comentar a importâcia dos amigos para essa fase bem inovadora da vida de quem escolhe por uma loucura qualquer fazer Oceanologia num "reino muito muito distante"




(Foto enviada pelo Heitor!)

Um comentário:

.Kel. disse...

É bem legal asssitir as monografias. E esse fato de videoconferÊncia auxilia no fato da grana ser curta para trazer uma banca. Quantas vezes queremos alguém na banca e não se tem a grana necessária para isso?! Se estamos na onda de EAD(educação a distÂncia) porque não entrar a onda da BAD(Banca a distância)?!?!? Bjsssss